Lista de Vestibulares Nível 1 Progressão Aritmética(PA)


1-(ENEM) Uma professora realizou uma atividade com seus alunos utilizando canudos de refrigerante para montar figuras, onde cada lado foi representado por um canudo. A quantidade de canudos (C) de cada figura depende da quantidade de quadrados (Q) que formam cada figura. A estrutura de formação das figuras está representada a seguir:

1ª questão com progressão aritmética – Enem 2010
Que expressão fornece a quantidade de canudos em função da quantidade de quadrados de cada figura?
(A)C = 4Q.
(B)C = 3Q + 1.
(C) C = 4Q – 1
(D) C = Q + 3.
(E)C = 4Q – 2.
R. B
2-(ENEM) As projeções para a produção de arroz no período de 2012-2021, em uma determinada região produtora, apontam para uma perspectiva de crescimento constante da produção anual. O quadro apresenta a quantidade de arroz, em toneladas, que será produzida nos primeiros anos desse período, de acordo com essa projeção.
Ano
Projeto da Produção (t)
2012
50,25
2013
51,50
2014
52,75
2015
54,00
A quantidade total de arroz, em toneladas, que deverá ser produzida no período de 2012 a 2021 será de:
(A)497,25.
(B) 500,85.
(C)502,87.
(D) 558,75.
(E)563,25.
R. D
3-(Enem 2010) Ronaldo é um garoto que adora brincar com números. Numa dessas brincadeiras, empilhou caixas numeradas de acordo com a sequência conforme mostrada no esquema a seguir.

Ele percebeu que a soma dos números em cada linha tinha uma propriedade e que, por meio dessa propriedade, era possível prever a soma de qualquer linha posterior às já construídas. A partir dessa propriedade, qual será a soma da 9ª linha da sequência de caixas empilhadas por Ronaldo?
(A)    9
      (B)  45
      (C)  64
       (D)81
2     (E) 285
R. C 64
4-(UFSM) Antonia ficou sem parceiro para jogar bolita (bola de gude); então pegou sua coleção de bolitas e formou uma seqüência de "T" (a inicial de seu nome), conforme a figura

Supondo que o guri conseguiu formar 10 "T" completos, pode-se, seguindo o padrão, afirmar que ele possuía:  
    (A) mais de 300 bolitas.
    (B) pelo menos 230 bolitas.
    (C) menos de 220 bolitas.
    (D) exatamente 300 bolitas.
    (E) exatamente 41 bolitas.
R. B
5- (FATES) Considere as seguintes sequências de números:
I.   3, 7, 11, …
II.  2, 6, 18, …
III. 2, 5, 10, 17, …
O número que continua cada uma das sequências na ordem dada deve ser respectivamente:
(A)15, 36 e 24
(B)15, 54 e 24
(C)15, 54 e 26
 (D)17, 54 e 26
(E)17, 72 e 26
6- (SENAI) Numa festa de aniversário existem 20 bandejas com brigadeiros. Para cada bandeja há um
aumento gradativo de brigadeiros em progressão aritmética de razão 11. Se na primeira bandeja há
50 brigadeiros, o total de brigadeiros será de
(A) 1.000.
(B) 1.220.
(C) 2.849.
(D)3.090.
(E) 6.180.
R.(D)
7- (SENAI) Fibonacci, que viveu no século XII, descreveu em seus trabalhos uma interessante sequência de
números que denominamos de sequência de Fibonacci. Essa sequência aparece na botânica, na
genética e em outras áreas do conhecimento. A seguir, estão os primeiros termos dessa sequência:
1, 1, 2, 3, 5, 8, ----, 21, 34,...
O sétimo termo ausente é
(A) 10.
(B) 11.
(C) 12.
(D) 13.
(E) 20.
R. D
8- (SENAI) Um professor escreveu na lousa os números pares da seguinte maneira:
2
4 6
8 10 12
14 16 18 20
22 24 26 28 30
....
Considerando o padrão numérico da sequência, a soma dos termos da 9a fileira será
(A) 520.
(B) 522.
(C) 729.
(D)738.
(E)1010.

R.B

10-(Unirio) Passando em uma sala de aula, um aluno verificou que, no quadro-negro, o professor havia escrito os números naturais ímpares da seguinte maneira: O aluno achou interessante e continuou a escrever, até a décima linha. Somando os números dessa linha, ele encontrou: 
(A) 800
(B)900
(C)1000
(D) 1100
(E)1200

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