Evento
reuniu 528 competidores de 97 países
O Brasil conquistou quatro medalhas na 54ª Olimpíada Internacional de
Matemática (IMO, na sigla em inglês), em Santa Marta, na Colômbia. O evento,
que reuniu 528 estudantes de nível médio de 97 países, terminou no domingo, dia
28.
Rodrigo Sanches Ângelo (SP), Rafael Miyazaki (SP) e Victor Reis (PE),
foram os mais bem colocados do Brasil, conquistando as medalhas de prata,
enquanto Franco Severo (RJ), obteve o bronze. Os estudantes, Alessandro
Pacanowski (RJ) e Victor Bitarães (MG) receberam menções honrosas no certame.
Com este resultado o Brasil ficou em 28° lugar entre os países participantes. A
equipe foi liderada pelos professores, Edmilson Motta (SP) e Onofre Campos
(CE).
Antes de viajar à Colômbia, a delegação brasileira participou de um
período de treinamento intensivo, realizado nas cidades de São Paulo e
Brasília, que incluiu a realização diária de simulados das provas, sessões de
problemas e aulas de preparação para a competição.
A Olimpíada Internacional de Matemática, que ocorre desde 1959, é a mais
prestigiada e concorrida competição do gênero no mundo. Os objetivos do evento
são descobrir, estimular e desafiar jovens talentos para a matemática, fomentar
relações internacionais de amizade e criar uma oportunidade para o intercâmbio
e informação sobre o estudo da disciplina entre os países participantes.
Nesta edição, participaram estudantes dos ensinos fundamental e médio
com idades entre os 15 e 18 anos. Durante a competição, os jovens enfrentaram
duas provas realizadas nos dias 23 e 24 de julho. Em cada dia, os concorrentes
tiveram quatro horas e meia para resolver três problemas de matemática,
inéditos, propostos pelos países participantes e selecionados por um júri
internacional, composto por 95 professores líderes. Os problemas da prova incluíram
as disciplinas da álgebra, teoria dos números, combinatória e geometria. Cada
problema vale sete pontos, que somados dão a pontuação final para a obtenção
das medalhas. Este ano não houve nenhum estudante que atingisse os 42 pontos,
pontuação individual máxima possível na disputa.
Brasil participa da competição desde 1979 e acumula desde então um total
de 105 medalhas, sendo 9 de ouro, 30 de prata e 66 de bronze, o que o torna o
país latino-americano com maior número de medalhas na competição.
Os estudantes que representam o Brasil na IMO são selecionados pela
Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição realizada anualmente nas
escolas públicas e privadas em todo o país. Para integrar a equipe, os jovens
passam por um intenso processo de seleção, que considera a colocação
conquistada na disputa nacional, além dos resultados obtidos em cinco provas
seletivas e de listas de exercícios que são resolvidas ao longo de seis
meses.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto do Instituto
Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de
Matemática (SBM), que visa estimular o estudo da matemática, contribuir para a
melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a
pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que
participam das diversas competições internacionais de matemática. A iniciativa
conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão
Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e
do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
Com informações do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
(IMPA)
Rodrigo Sanches
Ângelo (SP), Rafael Miyazaki (SP) e Victor Reis (PE), foram os mais bem
colocados do Brasil, conquistando as medalhas de prata, enquanto Franco Severo
(RJ), obteve o bronze. Os estudantes, Alessandro Pacanowski (RJ) e Victor
Bitarães (MG) receberam menções honrosas no certame. Com este resultado o
Brasil ficou em 28° lugar entre os países participantes. A equipe foi liderada
pelos professores, Edmilson Motta (SP) e Onofre Campos (CE).
Antes de viajar à
Colômbia, a delegação brasileira participou de um período de treinamento
intensivo, realizado nas cidades de São Paulo e Brasília, que incluiu a
realização diária de simulados das provas, sessões de problemas e aulas de
preparação para a competição.
A Olimpíada
Internacional de Matemática, que ocorre desde 1959, é a mais prestigiada e
concorrida competição do gênero no mundo. Os objetivos do evento são descobrir,
estimular e desafiar jovens talentos para a matemática, fomentar relações
internacionais de amizade e criar uma oportunidade para o intercâmbio e
informação sobre o estudo da disciplina entre os países participantes.
Nesta edição,
participaram estudantes dos ensinos fundamental e médio com idades entre os 15
e 18 anos. Durante a competição, os jovens enfrentaram duas provas realizadas
nos dias 23 e 24 de julho. Em cada dia, os concorrentes tiveram quatro horas e
meia para resolver três problemas de matemática, inéditos, propostos pelos
países participantes e selecionados por um júri internacional, composto por 95
professores líderes. Os problemas da prova incluíram as disciplinas da álgebra,
teoria dos números, combinatória e geometria. Cada problema vale sete pontos,
que somados dão a pontuação final para a obtenção das medalhas. Este ano não
houve nenhum estudante que atingisse os 42 pontos, pontuação individual máxima
possível na disputa.
Brasil participa da
competição desde 1979 e acumula desde então um total de 105 medalhas, sendo 9
de ouro, 30 de prata e 66 de bronze, o que o torna o país latino-americano com
maior número de medalhas na competição.
Os estudantes que
representam o Brasil na IMO são selecionados pela Olimpíada Brasileira de
Matemática (OBM), competição realizada anualmente nas escolas públicas e
privadas em todo o país. Para integrar a equipe, os jovens passam por um
intenso processo de seleção, que considera a colocação conquistada na disputa
nacional, além dos resultados obtidos em cinco provas seletivas e de listas de
exercícios que são resolvidas ao longo de seis meses.
A Olimpíada
Brasileira de Matemática é um projeto conjunto do Instituto Nacional de
Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM),
que visa estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino
no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica
e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas
competições internacionais de matemática. A iniciativa conta com o apoio do
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério
de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
(FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de
Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
Com
informações do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)
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